– INTESTINO GROSSO –

Qual a função do intestino grosso?

O intestino grosso compõe a parte final do sistema digestivo e é o nosso segundo cérebro, pois retém o que é necessário e elimina o resto.

Para além de armazenar o que deve ser eliminado do organismo, é no intestino grosso que se absorve a água (super importante para a consistência do bolo fecal) e elimina os excessos líquidos.

Quando não existe uma correta assimilação de água, associada a viroses ou ingestão de alimentos estragados, ocorre a diarreia.

É também no intestino grosso, especialmente no cólon, que estão alojadas as bactérias responsáveis pela síntese e assimilação de vitaminas (por exemplo a K), pela estimulação do sistema imunitário e selecção dos desperdícios alimentares.

O intestino grosso está intimamente ligado ao bom funcionamento do fígado e do estômago.

A sua função excretora é semelhante à dos pulmões, sendo que o intestino é responsável pela excreção sólida enquanto os pulmões pela parte gasosa. Desta forma, são “órgãos pares”. Em termos energéticos, o intestino grosso está mais ativo no Outono (final do verão), relacionado com o elemento Metal. Os sabores picantes (de qualidade!) estimulam o seu funcionamento correto, como por exemplo o gengibre e os pickles.

Quais as emoções associadas ao intestino grosso?

Estando em equilíbrio é o órgão responsável pela capacidade de verbalizar os nossos pensamentos, de forma clarividente.

Pela sua ergonomia o intestino grosso é também fundamental para a flexibilidade e capacidade de adaptação.

Este órgão tem a capacidade de eliminar o que é antigo, o que devemos deixar ir, enquanto absorvemos o que precisamos e deixamos entrar novidade.

Últimos posts

BebidasÚltimos Posts

Refresco de Melancia

Este refresco de melancia é ideal para tardes de muito calor. As propriedades hidratantes e diuréticas da melancia são potenciadas pelo efeito, também depurativo, da…