Espelta

Espelta

Descobri a espelta recentemente e passou diretamente para o meu top5 de cereais.  

É também chamada de Trigo Selvagem ou Trigo Vermelho, pois são muito semelhantes, mas a espelta tem propriedades nutricionais mais interessantes. Tem um menor índice de glúten e é bastante mais saborosa, na minha opinião. Tem um sabor intenso, mas tão bom! 😊  

O seu consumo foi muitas vezes substituído pelo arroz ou pelo trigo, o que fez com que o cereal não fosse tão trabalhado geneticamente como outros cereais.  

 

Quais os benefícios do consumo regular de espelta? 

Um estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry identifica as duas principais vantagens de utilização da espelta face ao trigo, designadamente: 

. maior rácio de fibra e proteína 

. maior concentração (entre 30 a 60%) de ferro, zinco, potássio, magnésio e fósforo 

. maior concentração de vitamina K e do complexo, para além do aminoácido lisina  

. menor presença de glutamina (enzima do gluten). É um grande bónus, pelo que diminui as propriedades inflamatórias do cereal, tornando-o mais facilmente digerido.  

. o índice glicémico da espelta (45) é bastante inferior ao do trigo (80) 

Como consumir a espelta?  

Em grão ou farinha, a espelta pode ser utilizada em sopas, acompanhamentos, sobremesas, pão, doces, etc. Basicamente como substituto do trigo 😊 Conjugada com outras farinhas fica também deliciosa, pois tem um sabor mais doce.