Tofu

Tofu

Cozinhei Tofu pela primeira vez há pouco tempo. Esta proteína vegetal precisa de ser muito bem temperada e cozinhada para que o seu sabor seja atrativo e, principalmente, para que a sua textura seja a adequada.

O Tofu, ou queijo de Soja, é um alimento produzido a partir do leite de soja.

Para produzir o Tofu o feijão de soja é demolhado, moído e misturado com um espessante natural, o nigari. Tem a sua origem base na China!

Existem dois tipos de Tofu:

. Silken – textura mais suave e ideal para sobremesas

. Firme – indicado para cozinhar (saltear, estufar, grelhar)

É rico em minerais como o cálcio, ferro, fósforo e magnésio; Fonte de vitaminas B, D, E, F e K.

Quais os benefícios do consumo de Tofu?

Numa alimentação saudável e tendencialmente vegetariana o Tofu assume um papel mais importante pelo aporte proteico que tem. É, quase sempre, indicado como o substituto preferencial à proteína animal.

Em paralelo, o consumo de Tofu é benéfico, pois:

. ajuda a diminuir o nível de gorduras e colesterol;

. diminui o risco das plaquetas formarem coágulos no sangue,prevenindo problemas cardiovasculares;

. as isoflavonas presentes no tofu têm ação anti-inflamatória e antioxidante;

. ajuda à manutenção da densidade correta dos ossos;

. ajuda a combater os efeitos da TPM e da menopausa.

Quais os efeitos do consumo de Tofu no nosso corpo?

O Tofu é um alimento com qualidades refrescantes, indicado para pessoas com temperamentos mais determinados.  O seu consumo em excesso pode enfraquecer os rins e diminuir significativamente a líbido.

 

Quais as utilizações do Tofu?

O Tofu é um alimento muito versátil, desde a forma de o cozinhar ao tipo de prato confeccionado. O seu sabor base é neutro, absorvendo o tempero que lhe dermos. Por isso, pode ser usado em pratos principais e sobremesas.

Em termos de métodos de confecção, o tofu pode ser grelhado, cozido, salteado, estufado.  Antes de ser cozinhado, deve ficar marinado por, pelo menos, 30 minutos.

 

Como conservar o Tofu?

Depois de aberto, guarde o Tofu no frigorífico com água, sal marinho ou shoyu. No máximo por 3 dias.

 

Que Tofu ingerir?

A produção global de soja e a utilização de OGM (organismos geneticamente modificados) é muito importante quando escolhemos que alimentos incluir na nossa alimentação.

Devemos fazer escolhas conscientes, por isso quando compro Tofu (e faço-o muito raramente) escolho sempre com origem biológica, sem utilização de OGM e fresco – evito o que vem em caixas e já foi mais processado e possui conservantes e aditivos.