– BAÇO –

Qual a função do baço? 

O baço é o maior órgão do nosso sistema linfáticocontrola, armazena e destrói células sanguíneas.  

A sua principal função é defender-nos de infecções e bactérias através da produção de anticorpos e da filtragem do sangue. Por isso, normalmente, é apelidado de Ministro da Agricultura, pois é onde se acumulam as reservas de minerais. 

O baço atua também como reservatório de sangue e células sanguíneas – consegue acumular até 250ml de sangue para o colocar em circulação quando necessário. Outra função crucial do baço é a acumulação de ferro, que retira ao sangue, para posterior utilização no organismo.  

Está localizado abaixo dos pulmões e tem a dimensão de um punho cerrado.  

O baço está intimamente ligado ao funcionamento do pâncreas e do estômago, atuando em tripla com estes órgãos. A sua condição está ligada ao estado muscular do nosso corpo, pelo que um dos efeitos do mau funcionamento do baço é a flacidez.  

baço

Quais as emoções associadas ao baço? 

Se a função do baço estiver regulada emoções como compaixão, generosidade e estabilidade são características. Já se estiver em desequilíbrio a autocompaixão e vitimização são emoções frequentes.  

 Como estimular o baço no prato? 

Cozinhar sem água, ou com muito pouco, é um dos métodos culinários que estimula a função do baço. Os vegetais redondos (couves, nabo, beterraba) favorecem também a sua atividade. 

Últimos posts

Ebooks

Ebook Primavera

Ebook com informação detalhada sobre alimentação consciente na Primavera. Quais os alimentos, os métodos de confecção a privilegiar nesta estação do ano.
Ebooks

Ebook Outono

Ebook com informação detalhada sobre alimentação consciente no Outono. Quais os alimentos, os métodos de confecção a privilegiar nesta estação do ano.