– BAÇO –

Qual a função do baço?
O baço – é o maior órgão do nosso sistema linfático – controla, armazena e destrói células sanguíneas.
A sua principal função é defender-nos de infecções e bactérias através da produção de anticorpos e da filtragem do sangue. Por isso, normalmente, é apelidado de Ministro da Agricultura, pois é onde se acumulam as reservas de minerais.
O baço atua também como reservatório de sangue e células sanguíneas – consegue acumular até 250ml de sangue para o colocar em circulação quando necessário. Outra função crucial do baço é a acumulação de ferro, que retira ao sangue, para posterior utilização no organismo.
Está localizado abaixo dos pulmões e tem a dimensão de um punho cerrado.
O baço está intimamente ligado ao funcionamento do pâncreas e do estômago, atuando em tripla com estes órgãos. A sua condição está ligada ao estado muscular do nosso corpo, pelo que um dos efeitos do mau funcionamento do baço é a flacidez.

Quais as emoções associadas ao baço?
Se a função do baço estiver regulada emoções como compaixão, generosidade e estabilidade são características. Já se estiver em desequilíbrio a autocompaixão e vitimização são emoções frequentes.
Como estimular o baço no prato?
Cozinhar sem água, ou com muito pouco, é um dos métodos culinários que estimula a função do baço. Os vegetais redondos (couves, nabo, beterraba) favorecem também a sua atividade.