– BEXIGA –

Qual a função da bexiga? 

A bexiga pertence ao aparelho excretor, pois armazena a urina até esta ser expelida do nosso corpo. Tem capacidade de armazenar entre 600 e 800ml de líquido.  

Funciona em harmonia com os rins, que filtram o sangue e separam as toxinas para serem transformadas em urina. A bexiga está ainda diretamente ligada às glândulas supra-renais. 

bexiga

Quais as emoções relacionadas com a bexiga? 

Quando a dupla rins/bexiga está em desequilíbrio são normais estados emocionais fóbicos, associados a insegurança e timidez. Em equilíbrio promovem a vitalidade, a bravura, a flexibilidade e o poder de adaptação. 

Como estimular a bexiga no prato? 

Globalmente, bebidas e comida fria são contraindicados em situações de debilidade da bexiga/rins.  

Os alimentos que potenciam a vitalidade da bexiga são o chá 3 anos, o feijão azuki (particularmente, mas todos os tipos de feijões), o sabor salgado e a cenoura (ideal para combater infecções de bexiga). Cozinhar sem água, ou com muito pouca, é um dos métodos culinários que estimula a função do pâncreas. Os vegetais redondos (couves, nabo, beterraba) favorecem também a sua atividade. 

Últimos posts

SobremesasÚltimos Posts

Crumble

Crumble é uma sobremesa saborosa, suave e crocante ao mesmo tempo. Versão sem glúten, sem açúcar refinado nem alimentos de origem animal.