– CROISSANTS –

Croissants é aquela comida de conforto que me apetece de vez em quando. É mesmo pelo cheiro e pela textura folhada que me remete para a minha infância quando lanchava croissants 🙂

Esta receita é vegan e sem margarina vegetal. Depois de ver várias receitas e inspirações, este foi o resultado. Cá em casa estão aprovados, ficaram excelentes 🙂

DIFICULDADE
MÉDIA

DOSES
12 DOSES

CONFECÇÃO

12 h.

  • 540gr farinha espelta semi-integral
  • 1 saqueta de fermento bio
  • 300ml bebida vegetal (usei de cevada, feita em casa)
  • 3 colheres de chá de sal
  • 40gr açúcar de côco
  • 40ml azeite
  • 160gr óleo de coco

Numa taça colocar 500gr de farinha (peneirada) e abrir um buraco, colocando o fermento, o açúcar de côco e a bebida vegetal por cima. Não mexer e deixar repousar 10 minutos (até haver bolhas na superfície).

Adicionar 1 colher e meia de chá de sal e o azeite. Amassar bem até formar uma bola que se despegue das mãos. Tapar e deixar no frigorífico a repousar de um dia para o outro – deve crescer cerca do dobro do tamanho.

3

Num processador, juntar o óleo de côco à temperatura ambiente com 1 colher e meia de chá de sal e 40gr de farinha. Processar até formar uma pasta cremosa e esbranquiçada.

Estender a massa dos croissants com o rolo da massa duas vezes. Estender ao máximo e dobrar até formar um quadrado – lado direito, lado esquerdo, cima e baixo. Envolver em película aderente e levar ao frio por mais 1h.

Retirar a massa do frio e estendê-la ao máximo até ficar com uma espessura de 2cm (mais ou menos). Dispor o creme de côco por cima da massa e espalhar bem, resultando numa camada uniforme. Voltar a formar um quadrado, dobrando as partes laterais, cima e baixo. De forma cuidadosa, voltar a estender a massa com o rolo – repetir o processo 2 a 3 vezes, para que o creme de côco fique bem absorvido pela massa.

Pré-aquecer o forno a 200 graus.

Dividir a massa em partes para ser mais fácil de estender. Estender a massa em retângulos e cortar triângulos para formar os croissants. Cada triângulo começar a enrolar da parte mais larga para a mais fina, formando o croissant – atenção que a ponta deve ficar sempre para baixo para não levantar.

Pincelar com um pouco de adoçante natural (ex: geleia de arroz) – opcional, eu não fiz este passo, mas ficam mais brilhantes e dourados. Levar ao forno a 180 graus durante 15 minutos – ou até dourar.

A reter:

  • Podes rechear os croissants quando os estás a formar, com canela e açúcar, chocolate, amêndoas, o que gostares.
  • Como topping podes adicionar canela em vez de adoçante natural.