– EMPADÃO POLENTA E FEIJÃO –
Adoro este empadão. Rústico, familiar e completo. É uma opção bastante leve, pois usamos o milho para fazer o puré.
É sinónimo de refeição em família, de momentos de partilha de sabor. É uma refeição completa, que junta cereal, leguminosa e vegetais. Fica óptima acompanhada por uma boa e variada salada.
Gosto muito de usar a polenta, ou puré de milho, como alternativa ao puré de batata (o millet também serve muito bem).

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
8 DOSES

CONFECÇÃO
35 Min.

Polenta:
- 1 chávena sêmola milho
- 4 chávenas água
- sal q.b.
- orégãos q.b
Recheio:
- 200gr feijão previamente cozido (costumo usar feijão preto, azuki ou vermelho)
- 1 nabo
- 1 cebola
- 1 punhado de nabiças/espinafres
- 1/4 de pimento vermelho
- azeite q.b.
- sal q.b.
- sementes de sésamo q.b.
- pimenta q.b.



Num tacho preparar a polenta ou puré de milho. Colocar a água a ferver com sal e, quando estiver bem a ferver, adicionar a sêmola de milho mexendo vigorosamente. É importante mexer sempre para que não ganhe grumos e fique bem incorporada. A polenta rapidamente ganha consistência – se a quiseres mais líquida podes juntar mais água. Depois de ter engrossado, junta os orégãos e retifica os temperos.

Cortar finamente a cebola em meias luas. O nabo em cubos pequenos, assim como o pimento finamente. Numa frigideira, colocar um fio de azeite, sal, pimenta e a cebola. Deixar refogar até a cebola ficar translúcida e adicionar o nabo e o pimento. Pré-aquecer o forno a 200 graus.

Refogar até ficar suave e adicionar o feijão e um pouco de orégãos ou tomilho (se preferires). Envolver as nabiças/espinafres. Retificar os sabores e reservar.

Num tabuleiro dispor o preparado de feijão e, por cima, adicionar a polenta numa camada média. Polvilhar com sementes de sésamo e levar ao forno durante 25 minutos, a 200 graus – ou até tostar.

A reter:
- Podes substituir o nabo por outro vegetal que gostes. Fica óptimo com abóbora e cenoura.