– EMPADÃO MILLET, TOFU E VEGETAIS –
Verdadeira comfort food, apesar de não ser fã de tofu. Esta versão de empadão ganha muito ao tradicional pelo equilíbrio e suavidade do millet, um dos meus cereais favoritos. Esta é uma receita base que pode ser mais elaborada com outros vegetais e incluir até leguminosas. Dêem largas à imaginação e aos alimentos que tiverem no frigorífico, surpreendam-se 🙂

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
6 DOSES

CONFECÇÃO
60 Min.

- 200gr de tofu
- 1 chávena millet
- 150gr feijão verde
- 2 cenouras
- shoyu q.b.
- tomilho
- 1 folha de louro
- gengibre ralado q.b.



Lavar o millet e cozinhá-lo num tacho com uma pitada de sal e 1 folha de louro (1 porção de millet para 3 de água). O millet deve ficar com uma consistência de puré, pelo que deve cozinhar por cerca de 25 minutos em lume brando (pode variar consoante o vosso fogão).

Cortar o tofu às fatias de grossura média. Numa taça preparar a marinada, misturando shoyu e gengibre ralado. Juntar as fatias à marinada, que devem ficar totalmente cobertas. Deixar marinar durante 10 minutos, pelo menos. Podem juntar outros sabores como por exemplo o tomilho, orégãos ou outra erva aromática que gostem.

Cortar o feijão verde aos pedaços, assim como a cenoura – previamente lavados. Escaldar os vegetais num tacho com água fervente e temperada com uma pitada de sal. Os legumes devem ficar al dente.

Dispor uma camada fininha de millet, seguida das fatias de tofu marinadas. Depois, adicionar os legumes e finalizar com uma camada generosa de millet. Deitar umas gotas de shoyu para gratinar ou “queijo” vegan.
Levar ao forno a 180 graus durante 30 minutos (até tostar), a duração pode variar consoante a potência do forno.

A reter:
- Esta é uma versão mais simples, mas podem saltear os vegetais com cebola e azeite, para que fique com um sabor mais complexo.
- O millet pode ser substituído por puré de batata, sendo que a opção com millet é mais equilibrada.