– Fermentados? Claro que sim! –

Fermentar não significa apodrecer, mas sim um processo enzimático de transformação dos alimentos.

Existem, no entanto, vários tipos de fermentação: a natural e a industrial. Enquanto o processo de processo de fermentação natural permite reforçar os probióticos existentes nos alimentos, a par da exaltação da função enzimática. Já o processo de fermentação industrial é feito através da adição de substitutos químicos de bactérias.

O processo de fermentação natural é, claro, muito mais benéfico para o nosso organismo. É mais lento e moroso, mas a qualidade do resultado é incomparável.

E quais os benefícios do consumo de fermentados?

O consumo de fermentados tem efeitos muito positivos para o nosso organismo, entre os quais:

. favorecimento da digestão (pela ação probiótica e favorecimento do trânsito intestinal). O processo de fermentação funciona quase como uma pré-digestão, em que alguns compostos se começam a decompor, como é o caso do glúten, da lactose e das toxinas. Dá-se um processo de desintoxicação em que parte dos ácidos tóxicos deste processo são libertados, tornando os fermentados alimentos seguros para serem consumidos – independentemente do tempo de fermentação longa;

. Promove a correta e fácil assimilação dos alimentos pelas enzimas e vitaminas presentes;

sopa miso

. Adiciona novos nutrientes, ou seja, o processo de fermentação permite criar novas bactérias e nutrientes importantes para a saúde do nosso corpo, como por exemplo as vitaminas B, principalmente a B12;

. Fonte de bactérias “boas”. O nosso corpo é composto por milhões de bactérias e precisamos delas para nos mantermos vivos. Os alimentos fermentados estão cheio de boas bactérias, desenvolvidas durante o processo, principalmente relevantes para o funcionamento dos nossos intestinos.

Para além disto, os alimentos fermentados são uma explosão de sabor, dando uma nova vida ao alimento original.

Temos alguns exemplos de alimentos fermentados, entre os quais…

. Pickles (atenção aos pickles de compra, pois estão carregados de açúcar e aditivos. Na verdade, não os considero verdadeiros pickles, são vegetais enlatados);

. Azeitonas;

. Chocolate: numa fase inicial o cacau é fermentado antes de ser transformado em chocolate;

. Vinagre;

. Vinho;

. Cerveja;

. Iogurte – atenção aos iogurtes pasteurizados. Se o forem todo o processo de fermentação será destruído, pois as bactérias criadas na fermentação são eliminadas;

. Chucrute;

. Miso;

. Tempeh;

. Shoyu (molho de soja).

O pão é o resultado de um processo de fermentação! Farinha, água e sal misturado dão origem ao alimento que tanto gostamos 😊 O pão resultante de um processo de fermentação natural é bastante mais fácil de digerir e leve, não sentimos a sensação de inchaço ou enfartamento – isto pois alguns nutrientes mais difíceis de digerir começam o seu processo de decomposição muito antes de serem consumidos (ex: glúten).

Como consumir fermentados?

Recomenda-se o seu consumo diário, ainda que em doses reduzidas. Assim sendo, as melhores opções de fermentados para consumo diário são os pickles, a chucrute, o miso e o shoyu (molho de soja).

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