
Pickles
Pickles de vegetais são uma paixão recente, desde que aprendi a fazê-los e a dar atenção ao processo passei a inclui-los regularmente na minha alimentação.
Podemos fazer pickles de quase todos os vegetais, desde o nabo, à cenoura, aos rabanetes, à beterraba ou mesmo à couve-roxa.
Qual a importância dos pickles?
Os pickles pressupõem uma fermentação natural – quanto mais longa for, melhor, mais enzimas ficam. São também uma forma de conservar os alimentos, de forma natural.
Os pickles são especialmente importantes numa alimentação equilibrada, pois beneficiam a digestão e promovem uma boa flora intestinal.
Como são o resultado de uma fermentação natural, os pickles são ricos em enzimas que beneficiam a absorção de nutrientes e contribuem para uma função intestinal saudável (alerta probioticos!).
Os pickles são riquíssimos em vitaminas (particularmente a C) e promovem a absorção pelo organismo de proteínas e ferro. Recomenda-se o seu consumo diário (em proporções pequenas) depois da refeição, para ajudar a fazer a digestão e a fortalecer os intestinos.
Como fazer pickles?
Simples! Podemos fazer pickles rápidos ou mais longos (dependendo do tempo de fermentação) utilizando água e sal.

PARTILHE