
Tempeh
Descobri o Tempeh na minha viagem a Bali e que descoberta fabulosa. Convenceu-me pelas diferentes texturas que dá e também pelo sabor característico.
Em Bali comi sempre o de soja, o de grão só provei em Portugal – e que de resto não me entusiasma muito, prefiro o de soja. Quando cheguei e fui procurar mais sobre o Tempeh é que percebi que é originário da Indonésia – nada acontece por acaso, não é? 🙂
O que é o Tempeh?
É uma fonte de proteína riquíssima e um dos poucos produtos vegetais que tem B12– alerta para os vegetarianos!
O Tempeh é o resultado do processo de fermentação dos feijão de soja (ou grão). O processo de fermentação dá origem à produção de agentes antibióticos que aumentam a resistência do organismo às infeções intestinais e mantém todas as propriedades das isoflavonas da soja (substância com estrutura química e efeitos semelhantes aos do estrogénio humano).
Para além da proteína e das vitaminas B, o Tempeh é muito rico em ferro, zinco e magnésio. Por ser um alimento fermentado é de fácil absorção, o que facilita o trânsito intestinal e favorece o equilíbrio do pH do estômago.
É nutricionalmente mais rico que o tofu, pois durante o processo de fabrico não perde nenhum nutriente do feijão de soja.
Pode substituir a carne porque contém 19,5% de proteínas, ou seja, mais 50% do que os hambúrgueres normais. Não tem gorduras saturadas, é inteiramente livre de colesterol e contém apenas 157 calorias por cada 100 gramas.*
PARTILHE