– GNOCCHI BATATA DOCE E BETERRABA –
Adoro gnocchi! São a mistura perfeita entre uma massa e a batata doce que tanto gosto. Estes ficam com uma cor maravilhosa e sem o sabor vincado da beterraba, não sabem, garanto! 🙂
São uma opção consciente e saborosa para uma refeição de conforto. São fáceis de fazer, mas pedem alguma paciência apenas no processo. É rápido também!
É uma receita super versátil que podemos comer com o molho que quisermos, legumes, o que mais gostarmos. Os próprios gnocchi também podem ser feitos com abóbora, só com batata doce, de espinafres… o que quisermos!
Uma opção vegan, saborosa e muito reconfortante! Experimentamos?

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
4 DOSES

CONFECÇÃO
25 Min.



Depois de estarem cozidas, triturar a batata doce e a beterraba até ficarem em puré. Junta umas gotas de limão, noz moscada, pimenta e a farinha de aveia (e o pimentão doce fumado se quiseres) – até ficar uma massa moldável, podes ter que adicionar um pouco mais de farinha ao indicado na receita – depende da água que usaste para cozer as batatas doces e beterraba. Podes colocar na bancada e amassar um pouco. Fazer rolos finos e cortar em pequenas partes, formando os gnocchi.

Num tacho colocar água a ferver e um pouco de sal. Quando estiver a ferver bem colocar os gnocchi – atenção colocar poucas unidades de cada vez para terem espaço. Os gnocchi vão ao fundo, mas assim que vierem à tona estão prontos. Retirar de imediato (o processo demora cerca de três minutos).


A Reter:
- Salpica com levedura nutricional para um toque extra de sabor (opcional).
- Podes juntar ervilhas aos cogumelos para um prato mais colorido.
- O molho fica consistente e bastante cremoso.
- A textura da massa dos gnocchi deve ficar fofa e não rija, deve ter estrutura apenas para ser moldada e não fica demasiado consistente. O resultado dos gnocchi deve ficar fofo. A quantidade de farinha pode variar consoante o grau de hidratação das batatas doces cozidas. A proporção da receita está para cerca de 500gr de batata doce+beterraba.