– Gordura, para que te quero? –

Gordura, para que te quero?  

Para funcionar! A gordura é, muitas vezes, diabolizada erradamente. Precisamos de gordura para que as nossas células funcionem, para que os nossos tecidos se alimentem e para transportar várias vitaminas (A, D e E) até ao sítio certo.  

Sabia que 70% do nosso cérebro é gordura? Isto revela o papel crucial que tem nosso organismo. 

Excluir a gordura da nossa alimentação é um erro. Muitas mulheres excluem-na e, posteriormente, começam a ter problemas de ovários, por exemplo, pois o nosso sistema reprodutivo precisa de gordura para funcionar.  

Antes de mais é essencial distinguir os vários tipos de gordura:  

. a gordura monoinsaturada é a mais autêntica e “pura” de todas com efeitos muito benéficos, especialmente no nosso sistema imunitário (ex: abacate, azeitonas e frutos secos). Já a polissaturada está presente através dos ácidos gordos (p.e.: ómega 3 presente no salmão e no óleo de linhaça); 

. as gorduras saturadas são importantes para a constituição dos nossos órgãos e estão presentes na carne, gema do ovo, queijo e manteiga – pois já sofreram uma transformação da sua forma insaturada; 

. as gorduras trans sintéticas e hidrogenadas são efetivamente as nefastas, as que foram modificadas da sua fórmula base e transformadas presentes nos alimentos processados. Não são naturais e o seu efeito é adverso ao funcionamento do nosso corpo.  

Gordura

Mas, afinal, qual o papel da gordura no nosso corpo?  

A gordura é necessária para quase todas as funções do nosso corpo, deixo apenas alguns dos exemplos que considero mais relevantes: 

. Assimilação de vitaminas A, D, E e K: estas são vitaminas lipossolúveis, por isso apenas se agregam à gordura e não se dissolvem na água. É a gordura que se encarrega de as transportar até ao local onde podem ser absorvidas, o intestino delgado. E todos conhecemos a importância da vitamina D, por exemplo?Já a vitamina K é crucial para o funcionamento do cérebro e dos olhos; 

.Fixação do cálcio: os ossos precisam de gordura saturada para conseguir fixar o cálcio. O cálcio só se fixa se existir vitamina D – que é lipossolúvel e só pode ser transportada para o sítio certo através da gordura existente no nosso corpo;  

Funcionamento do sistema imunitário: este precisa da presença de ácidos gordos para finalizar a produção hormonal, entre elas a insulina; 

Nutrição e funcionamento do cérebro: o nosso cérebro, que já sabem é composto por 70% de gordura, precisa de ácidos gordos para se desenvolver/crescer e para funcionar. Precisamos, principalmente, dos Ómega 3 e 6; 

Estrutura dos órgãos: a gordura está na base da formação e estrutura dos pulmões, coração, ossos e fígado. 

E quais os alimentos ricos em gordura que devemos consumir regularmente? 

. Nozes  

. Linhaça 

. Azeitonas 

. Abacate (no verão, essencialmente) 

. Óleo de boa qualidade – linhaça; azeite;  

. Peixe (salmão, apenas se for selvagem e de mar!) 

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