– HAMBÚRGUERES DE BRÓCOLOS –

Os hambúrgueres fazem sempre as delícias de pequenos e graúdos. São muito versáteis pois podemos usá-los nas refeições principais ou mesmo como snack on the go.

Para além disso, esta versão de hambúrgueres é uma refeição completa – junta cereal, leguminosa e legume. É perfeita!

Estes hambúrgueres de brócolos não têm glúten ou qualquer tipo de farinha adicionada. A função aglutinadora é feita pelo millet, um cereal excelente (especialmente para o estômago) e alcalino. Esta receita pode ser adaptada com outros cereais, mas o preparado não irá “colar” tão bem, podes ter necessidade de acrescentar um pouco de farinha.

As lentilhas laranja dão uma cremosidade excelente, para além do sabor e aporte nutricional. É apenas importante que não as deixes transformar em puré – as laranja facilmente se transformam em puré por não terem casca.

Pessoalmente, gosto de sentir a textura dos vários alimentos, para que a cada dentada tenhamos estímulos diferentes e não comamos uma pasta sem graça ou demasiado cremosa. Assim, sugiro que prepares os hambúrgueres sem os triturares totalmente.

Esta sugestão de hambúrgueres é boa quando queremos aproveitar restos de cereais ou leguminosas que temos no frigorífico. Funciona sempre bem!

Quanto aos temperos, sugiro uma versão base, mas podes dar-lhes o toque que mais gostares com caril, cominhos, noz moscada, orégãos, por exemplo!

Podes preparar os hambúrgueres e congelar antes de ir ao forno, assim tens sempre uma refeição rápida, nutritiva e saborosa pronta a sair!

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
14 UNIDADES

CONFECÇÃO

35 Min.

  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • salsa q.b.

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Picar a cebola em meias luas fininhas, assim como a salsa.

Numa taça (ou processador) junta todos os ingredientes e tritura até formar uma pasta consistente – sugiro que não tritures tudo totalmente, para que tenhas textura nos hambúrgueres.

Nota: As lentilhas laranja formam puré muito rapidamente, por isso não as cozinhes demasiado – para que os hambúrgueres fiquem com uma boa consistência nem as lentilhas nem o millet devem estar em puré. Cozinha previamente as lentilhas laranja com o dobro da água por 10 a 15 minutos (com uma pitada de sal) em lume médio, assim como o millet (que demora cerca de 20 minutos a cozer).

3

Reserva a massa dos hambúrgueres 15 minutos no frigorífico. Este passo não é obrigatório, mas ajuda na consistência dos hambúrgueres.

Molda os hambúrgueres com as mãos – forma uma bola e achata-os. Pessoalmente, gosto de hambúrgueres médios, mas o tamanho fica ao teu total critério. Dispõe no tabuleiro de ir ao forno (uso um tabuleiro de silicone, mas podes usar papel vegetal para forrar o teu tabuleiro).

Leva ao forno durante 35 minutos, mantendo a temperatura dos 200 graus (o tempo pode variar consoante a potência do teu forno). Os hambúrgueres ficam rijos por fora e macios no interior.

A reter:

  • Podes substituir os brócolos por ervilhas ou cenoura, por exemplo.
  • O millet cumpre muito bem a função de aglutinador, evita que usemos farinha nos hambúrgueres. No entanto, podes substituir por outro cereal – a diferença é que podes precisar de um pouco de farinha para ligar todo o preparado.
  • Podes adicionar outros temperos ao teu gosto, como caril, cominhos, noz moscada, entre outros.