O que é o Índice Glicémico? 

 

De uma forma simples, o Índice Glicémico dos Alimentos indica a rapidez com que o seu consumo faz subir os níveis de açúcar no sangue. 

Quanto mais processado ou refinado é alimento mais elevado é o índice glicémico, ou seja, mais rápido subirá o nível de açúcar no sangue e, em consequência, maiores serão as defesas ativadas para combater este nível de inflamação.  

Vejam abaixo uma lista do Índice Glicémico de alguns alimentos 

Recordem-se dela da próxima vez que preferirem pão branco ao pão integral (o de boa qualidade, claro!) 🙂 

 

Vegetais – 15 

Fruta – 20 

Lentilhas – 30 

Grão de bico – 30 

Massas integrais – 30 

Produtos lácteos – 35 

Pão integral – 35 

Flocos de aveia – 40 

Arroz integral – 50 

Massas – 55 

Banana – 60 

Beterraba – 65 

Pão branco – 70  

Batatas cozidas – 70 

Bolachas – 70 

Milho – 70 

Arroz branco – 70 

Sacarose – 75 

Puré de batata – 90 

Glicose – 100 

Maltose – 138 

 

(tabela extraída do livro “El Equilibrio a través de la Alimentacion” de Olga Cuevas Fernández) 

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