– LISINA –

Já ouviram falar da Lisina?

A lisina é um aminoácido vegetal que não é produzido pelo nosso corpo. Assim, temos de a consumir através dos alimentos que incluímos na nossa alimentação.

A lisina é importante pois tem uma poderosa ação anti-inflamatória e é agente ativo na produção de anticorpos.

Quais as funções da lisina?

  • Reparação muscular – a lisina tem também um papel importante na absorção do cálcio e reparação do nosso tecido muscular, por ser um aminoácido essencial. Atenção a quem pratica exercício físico, a lisina é uma boa aliada – isto porque promove a síntese proteica e a optimização da construção do músculo.
  • Vitamina C – quando agrupada com a Vitamina C, a lisina transforma-se em carnitina. A Carnitina é essencial para metabolizar as reservas de gordura e regular o oxigénio.
  • Estimular o sistema imunitário
  • Promove a produção de colagénio – com efeito direto na saúde da pele, unhas, cabelo, etc.
Lisina

Quais os efeitos do défice de lisina?

A ausência de lisina pode exacerbar os níveis de stress e ansiedade.

Adicionalmente, se não tivermos os níveis corretos de lisina podemos ter problemas na absorção de proteínas que podem levar a fadiga, anemia, tonturas, entre outros sintomas.

Com o seu papel importante na regulação do sistema imunitário, a lisina está ligada ao desenvolvimento normal da tiroide e do sistema reprodutivo.

E, onde encontramos a Lisina?

No arroz integral, no grão de bico, batata, soja, levedura, entre outros.

Últimos posts

Ebooks

Ebook Primavera

Ebook com informação detalhada sobre alimentação consciente na Primavera. Quais os alimentos, os métodos de confecção a privilegiar nesta estação do ano.
Ebooks

Ebook Outono

Ebook com informação detalhada sobre alimentação consciente no Outono. Quais os alimentos, os métodos de confecção a privilegiar nesta estação do ano.