– MOUSSE DE CÔCO E MELÃO –
Mousse de côco e melão para uma sobremesa ou lanche deliciosamente cremoso.
A mistura de sabores é óptima e ideal para consumir no verão. O côco é uma fruta tropical, por isso ajuda a regular a nossa temperatura interna, como de resto todas as frutas. Esta combinação de melão e côco é doce e refrescante ao mesmo tempo. Adoro!
A textura dessa mousse é qualquer coisa de deliciosa, é um verdadeiro abraço a cada colher. Fica ultra cremosa e envolvente.
Como topping sugiro canela que contrasta na perfeição com os sabores do côco e do melão. Podes adicionar também cubinhos de melão pequenos, fica muito bom.
O bom desta sobremesa (ou lanche) é a versatilidade, claro. Podemos prepará-la para um encontro de família/amigos ou para termos em casa pronta a comer, se optarmos por colocar em frascos individuais. Fresca e saborosa, não há como resistir.
O melhor é que usamos a alga agar-ágar, o que permite dar um boost ao nosso intestino e aos movimentos peristálticos. Não é apenas saborosa, como também medicinal a sua composição. É esta alga que permite gelificar para depois transformar em mousse, é um passo adicional mas que compensa largamente em termos de digestibilidade e cremosidade, acredita.
A receita é super fácil de fazer: cortar, mexer, reservar e emulsionar!
Mais uma ideia de sobremesa ou lanche, está aprovada?

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
6 DOSES

CONFECÇÃO
45 Min.

- 400ml leite de côco
- 100ml água
- 5 fatias de melão generosas
- 40gr agar-agar (2 colheres de sopa em flocos ou 1 colher de sopa em pó)
- 15gr araruta (1 colher de sopa)
- 1 pitada de sal
- canela (decoração)
- lascas de côco (opcional para decoração)



Corta o melão aos cubos. Num tacho adiciona o melão e um pouco de água (para cobrir o fundo). Cozinha o melão lentamente, durante cerca de 15 minutos, até que esteja cozido (quase desfeito). Tritura o melão até ficar em creme e reserva.

Numa taça mistura a água com a araruta (ou amido de milho/maisena) até se envolver bem.

Num tacho coloca o leite de côco, o agar-ágar e o preparado da araruta com a água. Em lume brando, mexe muito bem. Junta o melão e a pitada de sal e deixa cozinhar o preparado cerca de 15 minutos, mexendo sempre (deve levantar fervura). Se o melão não for muito doce, podes adicionar 2 colheres de sopa de adoçante (açúcar de côco ou outro) neste passo.

Verter o preparado para uma taça e deixar solidificar. Podes deixar à temperatura ambiente ou colocar no frio, desta forma será mais rápido o processo.

Quando estiver sólido tritura com a varinha mágica, transformando-se numa mousse ultra cremosa e saborosa.

Verte para taças individuais ou uma maior, polvilha com canela e lascas de côco. Serve fresco, é delicioso!

A reter:
- O côco e o melão já são adoçantes por natureza, mas se tiveres um palato mais doce acrescenta 2 colheres de sopa de adoçante – açúcar de côco, xarope de agave ou outro.
- Podes colocar em frascos individuais e ter pronto no frio para um belo snack de verão.