– PANQUECAS DE PERA –
Panquecas, quem não é fã?
Seja para um pequeno-almoço mais prolongado ou para um lanche a meio do dia mais reforçado, podemos optar conforme nos for mais conveniente.
Normalmente até tenho a massa preparada no frigorífico e depois faço as panquecas à medida que vou precisando (ou me vai apetecendo :)) Quando tenho mais tempo faço mais quantidade das panquecas e guardo no frigorífico (ou congelador) e depois é só aquecer ou comer assim mesmo.
As panquecas ficam óptimas assim, comidas simples, mas também com toppings, como manteiga de oleaginosa (amêndoa, amendoim) ou de sementes (manteiga de sésamo, abóbora ou outra), fruta, compota, canela em pó ou iogurte. Se variarmos conforme comemos vamos sempre ter a sensação que estamos a comer algo diferente, mesmo que a base seja a mesma.
A função da pera na receita é adoçar, mas também dar humidade à massa com uma textura ralada. Estas panquecas ficam mais grossas, mas se preferires mais fininhas basta ajustar a quantidade de bebida vegetal que usas, para que a massa fique mais líquida.
São uma tentação, vais experimentar?

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
10 DOSES

CONFECÇÃO
20 Min.




Lavar muito bem as peras e ralar para um recipiente – mesmo com a casca se estas forem biológicas.

Juntar todos os ingredientes e envolver bem, até formar uma massa uniforme.

Numa frigideira anti-aderente, dispor a massa em pequenos círculos. Deixar dourar de um lado e virar para cozer do outro lado.

Servir simples ou com manteiga de amendoim e fruta.
. Em vez da pera podes adicionar maçã ralada, também funciona bem.