– SALADA DE FAVAS –
Salada de favas. É uma proposta bem fresca e ideal para a Primavera, retirando partido das propriedades desta leguminosa que nos é tão característica em Portugal.
É uma opção bastante interessante para acompanhar com um cereal integral ou até para integrar numa bowl, por exemplo.
O sabor que torna esta salada muito mais interessante e fresca é a hortelã, que abre todos os sentidos e dá leveza à salada. A combinação com o vinagre de cidra faz o resto, tornando esta saladinha bem apetitosa.
Pode servir como entrada fresca, mas também ser a estrela de um prato principal – acompanhada por arroz integral salteado ou mesmo uma salada de couscous marroquina.
Para além de saborosa, esta salada é ultra rápida de preparar – apenas é necessário cozer as favas, o resto é cortar e misturar. Voilá está pronta para ir para a mesa em 10 minutos.
O que garanto, adicionalmente, é que é uma opção bem saborosa e nutritiva. Vamos a isto?

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
4 DOSES

CONFECÇÃO
10 Min.

- 400gr favas
- 1 cebola
- 1 ramo de hortelã
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo pretas
- vinagre de cidra q.b.
- sal q.b
- coentros (opcional)



Num tacho, coloca água a ferver com uma pitada de sal. Adiciona as favas e deixa-as cozer até ficarem macias (cerca de 10 minutos).

Corta a cebola em meias luas fininhas e a hortelã finamente.

Descarta a água da cozedura das favas. Numa taça coloca as favas, a cebola, a hortelã e as sementes de sésamo. Tempera com o vinagre de cidra e está pronto a servir!
A reter:
- Não será necessário adicionar gordura a esta salada. O vinagre faz a sua função de estimular a digestão da leguminosa.
- Para além da hortelã podes adicionar também coentros picados, fica muito saboroso.
- Se gostares, podes adicionar uma colher de sopa de sumo de gengibre ou gengibre ralado.