– SALADA ROXA –
Salada roxa ou salada anti-ox! Uma mão cheia de vitaminas e minerais, bem saborosos e nutritivos. É o acompanhamento perfeito. Para além de ser bem saborosa e vistosa no prato 🙂
A cor remete-nos logo para a presença de vitaminas e minerais, desde a beterraba (com bastante ferro), à couve roxa ou à romã.
Nesta salada temos também várias texturas o que a torna ainda mais interessante. É o complemento perfeito para termos uma refeição completa e saborosa.

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
4 DOSES

CONFECÇÃO
20 Min.

- 2 beterrabas cozidas
- 1/2 couve roxa média
- 1 romã (descascada)
- 100gr nozes picadas
- sal q.b.
- vinagre de cidra q.b.
- sementes de sésamo q.b.
- sumo 1/2 limão
- canela em pó q.b. (opcional)



Fatia finamente a couve roxa e coloca-a numa taça grande.

Rala as beterrabas, previamente cozidas, e junta-as à couve roxa. Adiciona a romã e as nozes, partidas em pedaços, e envolve bem.

Tempera com o vinagre de cidra, o sal, o sumo de limão e uma pitada de canela em pó (opcional). Envolve bem com as mãos, massajando a salada até ficar suave – encara este passo como uma meditação ativa. A couve deve perder a rigidez e se apertares os sumos devem começar a sair.
Deixa-a a macerar, ou descansar, durante 15 minutos (ou mais). Idealmente, coloca um peso em cima da salada, para a pressionar – podes colocar um prato e depois uma garrafa de azeite em cima, por exemplo, para exercer pressão.

Retifica os temperos e adiciona as sementes de sésamo envolvendo antes de servir.