– SARRACENO COLORIDO DE INVERNO –

Esta é uma das minhas receitas favoritas de Inverno. É super confortante e saciante, já a mistura de cores alegra-nos a vista e a alma 🙂

O trigo sarraceno é o cereal indicado para consumir no Inverno, pois ajuda a regular a temperatura corporal. Estimula também os rins, a bexiga e os intestinos, para além dos órgãos reprodutores.

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
4 DOSES

CONFECÇÃO
30 Min.

Colocar o trigo sarraceno de molho durante 15 minutos. Lavar e descartar a água da demolha.

Cozer o trigo sarraceno com a água e a alga kombu durante 25 minutos. (os primeiros 5 minutos em lume forte e os restantes em lume brando) Estará cozido quando estiver solto e tiver ensopado a água totalmente.

Cortar as cenouras em cubos pequenos. (idealmente quase do tamanho do grão do trigo sarraceno)

Num tacho colocar o fio de azeite com as folhas de louro e a cenoura. Deixar alourar até a cenoura ficar macia. (se tiver uma condição mais frágil, ou preferir uma refeição ainda mais simples de digerir, retirar o azeite e saltar o passo do refogado)

Juntar o trigo sarraceno à cenoura, assim como o feijão azuki previamente cozido. Deixar integrar os sabores e saltear.

Adicionar um fio de vinagre de ameixa umeboshi. Provar e retificar os temperos.

Cortar a rama da cenoura em pedaços pequenos e servir como topping do trigo sarraceno.

A reter:

  • Esta receita funciona com qualquer vegetal, por exemplo beterraba, nabo ou ervilhas – dê largas à imaginação consoante a época do ano.
  • Ao juntar um cereal, uma leguminosa e vegetais temos uma refeição completa.
  • Pode optar por não adicionar a leguminosa e ter apenas o cereal se já tiver um acompanhamento composto por leguminosas.

PARTILHE