– Glândulas Supra-renais –

fígado

O que são as glândulas supra-renais 

As supra-renais são glândulas do sistema endócrino bastante importantes.  

Como o próprio nome indica estão intimamente relacionadas com os rins. Estão localizadas acima destes órgãos e são pequeninas, em formato de triângulo e meia lua.  

As glândulas supra-renais são responsáveis pela libertação de hormonas relacionadas com o stress como o cortisol, a adrenalina ou a noradrenalina. Isto, para além de estimularem a transformação de proteínas e gorduras em glicose. Em paralelo, as suprarenais desempenham um papel importante para o funcionamento dos rins e do plasma do nosso sangue com a segregação de aldosterona. 

Na perspetiva da medicina oriental chinesa são sinónimo do estado da nossa energia vital! Compreende-se esta relação, pois quanto mais stressados estamos mais cortisol é libertado, o que provoca um desequilíbrio do nosso sistema imunitário. E, em consequência, a nossa energia é afetada.  

fígado

Quais os principais sintomas do seu funcionamento irregular? 

O excesso de consumo de proteína animal, açúcar, chocolate, fruta, álcool, sumos ou drogas afetam o bom funcionamento destas glândulas. 

De forma geral, o mau funcionamento das glândulas supra-renais afetam a qualidade do nosso sistema imunitário, deixando-nos mais vulneráveis. Sintomas como cansaço, aumento de peso, escurecimento da pele ou alterações na tensão arterial estão relacionados com esta condição.  

As glândulas supra-renais estão também ligadas à sexualidade, à força de vontade, à coragem e à criatividade. Quando se encontram em desequilíbrio estas são as primeiras áreas a sofrer alguns efeitos. 

Últimos posts