– TARTE DE ABÓBORA –

Tarte de abóbora é sinónimo de lanche de outono, bem aconchegante e acompanhado por um chá bem quente.

As minhas sobremesas favoritas são tartes pela complexidade de texturas – do crocante da base à suavidade do recheio. Ficam sempre lindas na mesa e fazem a delícia de quase todos. Por aqui, faço muitas vezes, principalmente de maçã, mas esta receita está qualquer coisa de espetacular. Ultra deliciosa e cremosa, óptima!

Esta receita tira partido do doce naturalmente presente na abóbora e nas tâmaras. Sem qualquer tipo de açúcar adicionado, produtos refinados ou glúten. Esta é uma sobremesa perfeitamente equilibrada e que potencia o sabor naturalmente presente nos alimentos – daquelas que eu adoro mesmo! 🙂

A base é feita sem glúten, o que não lhe retira sabor nem textura. Fica crocante e suave ao mesmo tempo, resulta muito bem.

O melhor de tudo? Esta receita é um verdadeiro 2em1! Porquê? Porque podes usar a receita do recheio para fazer um creme de barrar no pão ou em tostas, ou como recheio de azevias ou trouxas. Há melhor que isto?

Na receita base do recheio não incluí canela e raspas e limão, mas também já experimentei e fica excelente.

Melhor só mesmo quando experimentares, não é? Quando o fizeres, partilha comigo o que achaste! Usa o #receitasgreensmiles

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
2 DOSES

CONFECÇÃO

20 Min.

Base:

  • 1 cup farinha de arroz
  • 1 cup farinha de aveia
  • 120ml sumo de maçã (sem açúcar adicionado)
  • 80ml bebida vegetal

Recheio:

  • 400gr abóbora (previamente cozida)
  • 4 tâmaras medjol
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 125ml bebida vegetal
  • 4 colheres de sopa de amêndoa picada
  • 1 colher de chá de agar-ágar

Pré-aquece o forno a 180 graus. Numa taça junta todos os ingredientes para a base e envolve bem, até formar uma bola. Coloca as tâmaras de molho.

Forra uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Estende a massa da base até ficar com uma grossura de cerca de 2 cm. Leva ao forno, a 180 graus, durante cerca de 20 minutos (ou até alourar).

3

Num tacho, coloca a abóbora cozida e tritura-a com a varinha mágica até ficar em puré. Num copo (da varinha mágica, por exemplo), coloca a bebida vegetal e as tâmaras e tritura até ficar um líquido cremoso (sem pedaços de tâmara). Adiciona o amido de milho e o agar-ágar a este preparado líquido e envolve bem (com a vareta de arames).

Adiciona o líquido da bebida vegetal ao puré de abóbora, assim como a amêndoa triturada, e, em lume brando, deixa cozinhar cerca de 15 minutos. Este recheio deve ficar cremoso, grosso, e quando passas com a colher deve forma um rasto (não deve ficar mesmo “estrada” porque não tem quantidade de açúcar suficiente, mas deve estar espesso).

Retira, a base do forno e verte o recheio. Alisa e volta a levar ao forno cerca de 15 minutos, a 180 graus, para finalizar. Podes decorar a tarte com romã e mirtilos, por exemplo.

A reter:

  • Podes usar o recheio desta tarte como creme de barrar (pão, tostas, etc) ou como recheio para azevias ou trouxas.
  • Esta tarte é confecionada tirando partido do doce natural presente na abóbora e das tâmaras, por isso não tem qualquer açúcar adicionado.
  • Como topping podes optar por colocar fruta ou amêndoa/côco ralado.