– MINI-TARTES DE BANANA –
Estas mini-tartes de banana surgiram para aproveitar bananas maduras que tinha na fruteira. Sou adepta de doces suaves, mas de sabor bem característico, e este é um deles. Sabe a banana de uma forma cremosa e intensa.
A base dá-nos o aroma a chocolate através da alfarroba. A avelã faz o seu papel dando o aporte de gordura boa, mas também o crocante desejado na base.
Nesta receita o doce é dado apenas pela frutose já existente na fruta, de resto o tipo de açúcar que o nosso corpo está melhor preparado para digerir e assimilar. Para os palatos mais doces, podes adicionar um adoçante natural (ex: tâmaras, açúcar de côco, geleia de arroz).
Uma nota relativamente às bananas, privilegia as nossas bananas da Madeira. São mais doces, estão mais adequadas ao nosso clima e não precisam de ser colhidas ultra verdes para aguentarem toda a viagem até ao nosso prato. Isto, também é alimentação consciente, concordas? 🙂

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
8 DOSES

CONFECÇÃO
35 Min.

Base:
- 2 cups de flocos de aveia
- 75gr avelã triturada
- 4 colheres de sopa de alfarroba
- 75ml de óleo (côco, grainha de uva, entre outros)
- 1 pitada de sal
Creme:
- 500ml bebida vegetal (usei de aveia)
- 3 bananas bem maduras
- meia colher de chá de manteiga de avelã
- 3 colheres de sopa de araruta (ou amido de milho)
- 1/2 colher de chá de agar-ágar
- 2 tâmaras (opcional)



Pré-aquecer o forno a 180 graus. Numa taça juntar todos os ingredientes da base e misturar. Deve ficar um preparado húmido e que quando se pressiona fica colado. Se não colar, adiciona um pouco mais de óleo. Eu sei flocos de aveia molhados (de fazer a bebida vegetal) o que ajuda a este processo de ligar os alimentos.

Nas formas individuais colocar uma camada generosa da base e pressionar para que fique bem consistente – não deve haver espaços com menos preparado. Levar ao forno durante 15 minutos, a 190 graus, e deixar arrefecer totalmente.

Num tacho juntar a bebida vegetal, a araruta e o agar-ágar, em lume médio. Mexer vigorosamente com uma vara de arames, para que não se formem grumos. Triturar a banana até ficar um creme (se juntares a tâmara como adoçante é neste passo que a incluis, triturando juntamente com a banana). Quando começar a engrossar, juntar a banana triturada e a manteiga de avelã. Continuar a mexer por mais 5 minutos até os sabores estarem envolvidos. Reservar e deixar arrefecer um pouco o preparado.

As bases devem estar totalmente frias para que o líquido não seja absorvido. Assim, verte o preparado da banana em cima das bases e leva ao frio cerca de 25 minutos, até o creme solidificar.

A Reter:
- Esta receita tem apenas o doce da banana, sem qualquer açúcar adicionado. Fica muito cremosa e com sabor intenso a banana, se tiveres um palato mais doce podes acrescentar um adoçante natural – por exemplo as tâmaras (que recomendei), açúcar de côco, geleia de arroz, entre outros.
- Podes servir com umas raspas de chocolate ou côco ralado.