– TOFU COM CENOURA E ALHO FRANCÊS –

O tofu é um alimento interessante por ser fermentado (é um género de queijo feito a partir da soja), mas também pelo seu elevado aporte proteico. É indicado, especialmente, para o consumo por parte dos homens e no verão (ajuda a reduzir a temperatura corporal).

Nunca fui muito fã de tofu, principalmente pela textura. Em termos de sabor o tofu tem um sabor de base neutro, pelo que os temperos que lhe colocamos é que dão todo o sabor. No curso de culinária no Instituto Macrobiótico de Portugal descobri a versão base desta receita e dei tréguas ao tofu – esta é a forma que mais gosto de o comer. Aos olhos faz lembrar ovo mexido, o sabor é bastante suave e a textura misturada com os legumes fica óptima!

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
8 DOSES

CONFECÇÃO

25 Min.

  • sumo gengibre q.b.
  • 1 folha louro
  • fio de azeite (opcional)
  • coentros picados

Corte a cebola em meias luas muito fininhas; rale a cenoura e corte o alho francês muito fininho. Num tacho colocar a cebola, o louro e o molho de soja e deixar alourar a cebola – até ficar macia.

Juntar a cenoura e o alho francês. De seguida, juntar o tofu previamente desfeito (basta esmagá-lo com as mãos) e o sumo de gengibre.

Deixar refogar até estar cozinhado. Retificar os temperos (o molho de soja substitui o sal) e juntar os coentros picados fininhos.

Ocasionalmente junto sementes de sésamo preto que são deliciosas e dão contraste às cores no prato.

A reter:

  • Pode acompanhar com millet, arroz, legumes, entre outros. O tofu funciona como proteína completa, pelo que basta adicionar o cereal e os vegetais para ter uma refeição equilibrada e completa.

PARTILHE