– TROUXAS DE TEMPEH –
Adoro Tempeh! É o resultado do processo de fermentação de grãos de soja e é delicioso…
Nutricionalmente também é interessante, por ser proteína completa e ter as propriedades acrescidas de um processo de fermentação.
Esta receita é bastante versátil, podes optar por fazer apenas o salteado, fazer as trouxas com couve ou outro vegetal que gostes.

DIFICULDADE
INICIANTE

DOSES
4 DOSES

CONFECÇÃO
60 Min.

- 300gr de tempeh
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- molho de soja q.b.
- azeite q.b
- raspas de 1/2 laranja
- 1 colher sopa alga aramé
- 8 folhas de couve lombarda (grandes)
- sumo de 1 limão
- sumo de gengibre q.b.
- 1 folha de louro



Cortar o tempeh em quadrados pequenos e colocar numa taça. Picar os alhos e fazer a marinada. Juntar o molho de soja, o louro, o sumo de limão, o sumo de gengibre, os alhos picados e o azeite. Deixar marinar o tempeh durante 1h, pelo menos.

Numa taça colocar a alga aramé de molho e reservar. Cortar a cebola, em meias luas, finamente. Numa frigideira, colocar um fio de azeite e a cebola e deixar alourar.

Adicionar o tempeh (com o molho da marinada), a alga aramé (sem a água da demolha) e as raspas de laranja ao salteado e deixar refogar – deve ficar sem líquido.

Lavar as folhas de couve e retirar o caule mais duro. Num tacho com água fervente e sal, adicionar as folhas e deixar escaldar, durante 5 minutos. Retirar e reservar.

Dispor a folha de couve e rechear com o salteado de tempeh. Servir com molho de abóbora e polvilhar com sementes de sésamo ou girassol.

A Reter:
- Servir com molho de abóbora: 1 fatia de abóbora, 1 cebola e molho de soja. Juntar tudo num tacho e deixar cozinhar lentamente até ficar puré – quase não é necessário triturar, fica um puré consistente e saboroso.
- Pode ser servido com arroz, couscous, puré de batata, cenoura salteada, entre outros.