– VITAMINA B12 –

A famosa Vitamina B12! A única vitamina que os vegetarianos devem ter uma atenção especial, pois não a produzimos naturalmente e necessitamos de ingerir.

Naturalmente, as principais fontes de B12 são a carne, o fígado, o peixe, o marisco, os ovos e o leite.

Para além da B12 ser um nutriente de difícil absorção, não consumo laticínios e carne apenas muito, muito raramente quando sei a sua (boa!) proveniência, por isso, uma das minhas primeiras preocupações foi perceber como compensar. E porquê?

vitamina b12

Qual a importância da Vitamina B12?

A B12 é a vitamina imprescindível para a síntese do sangue contribuindo para o normal funcionamento do Sistema Nervoso Central e Periférico. E, também, tem um papel fundamental para a densidade óssea.

Na minha alimentação consumo algas e probióticos que têm vitamina B12.

A B12 beneficia o humor, os níveis de energia, a memória, o coração, a pele, a digestão e muito mais.

 

Quais os sintomas do défice de B12?

Cansaço, faltar de ar, défice de atenção e concentração, falta de memória, formigueiro, fraqueza muscular dos membros inferiores.

Já o excesso de B12 é muito raro, pois é facilmente eliminada pelos rins (e urina).

Últimos posts

SnacksÚltimos Posts

Crackers Salgadas

Crackers salgadas ou bolachas marinheiras caseiras. Sem glúten, alimentos processados ou de origem animal. São um óptimo snack, saboroso e textura perfeita. Esta é uma…
SobremesasÚltimos Posts

Crumble

Crumble é uma sobremesa saborosa, suave e crocante ao mesmo tempo. Versão sem glúten, sem açúcar refinado nem alimentos de origem animal.