Índice Glicémico.

De uma forma simples, o Índice Glicémico dos Alimentos indica a rapidez com que o seu consumo se traduz nos níveis de açúcar no sangue, ou seja, o tempo que leva a ser absorvido e se torna em glicose no sangue, tendo impacto no funcionamento do nosso corpo. Isto, pois quando comemos o nosso corpo trabalha para ficar em equilíbrio e se o indíce glicémico for elevado, o pâncreas é chamado rapidamente a produzir mais insulina para estabilizar estes níveis. Este é um parâmetro importante para conhecermos, pois a simples escolha entre arroz branco (70 de IG) e arroz integral (50 de IG) faz diferença na nossa homeoestase e rapidez de absorção dos "açúcares".  Quanto mais processado ou refinado é o alimento mais elevado é o índice glicémico, ou seja, mais rápido subirá o nível de açúcar no sangue e, em consequência, maiores serão as defesas ativadas para combater este nível de inflamação.  

No entanto, não podemos falar de Índice Glicémico sem falar da Carga Glicémica - CG (podemos, mas escolho não o fazer📍). A CG avalia a quantidade de hidratos de carbono presentes em cada alimento.

Vejamos...posso consumir um alimento com um IG baixo, mas com uma CG elevada, ou seja, estou a comer um alimento com um ritmo de absorção lento, mas com uma dose muito grande de HC. Portanto, entre dois alimentos com um IG elevado, se um tiver uma CG baixa, mais vale optar por esse. Por exemplo, a batata doce tem um IG maior, mas também uma maior presença de fibra, por isso uma CG menor, face à batata branca. É uma equação complexa, não é? Por isso, é extretamente importante que comamos os alimentos inteiros, completos, com fibra, água, vitaminas e minerais - pois estes macronutrientes têm uma função super importante na velocidade e qualidade de absorção de cada alimento.

Conhece abaixo o Índice Glicémico de alguns alimentos. Recorda-te dela da próxima vez que preferires pão branco ao integral, de boa qualidade, claro! 🙂 

Vegetais – 15 

Fruta – 20 

Lentilhas – 30 

Grão de bico – 30 

Massas integrais – 30 

Produtos lácteos – 35 

Pão integral – 35 

Flocos de aveia – 40 

Arroz integral – 50 

Massas – 55 

Banana – 60 

Beterraba – 65 

Pão branco – 70  

Batatas cozidas – 70 

Bolachas – 70 

Milho – 70 

Arroz branco – 70 

Sacarose – 75 

Puré de batata – 90 

Glicose – 100 

Maltose – 138 

(tabela extraída do livro “El Equilibrio a través de la Alimentacion” de Olga Cuevas Fernández) 

Anterior
Anterior

Espelta

Próximo
Próximo

Feijão Azuki