Alga Kombu.
As algas são vegetais marinhos, altamente ricas em minerais (cálcio, ferro e fósforo), e desintoxicantes naturais.
Descobri a alga kombu quando procurei soluções naturais para ajudar a regular a doença autoimune da tiroide que me foi diagnosticada. O alto teor de iodo ativa o metabolismo, elimina o excesso de gordura e – perfeito! – ajuda no funcionamento da tiroide.
A alga kombu é mais espessa, escura e larga do que as outras algas – vive a uma profundidade média de 12 metros.
Um dos principais efeitos da alga kombu é evitar os gases intestinais – no caso das leguminosas torna-as mais macias e digeríveis, facilitando a digestão. E, ainda, o sabor salgado e natureza fresca são perfeitos para serenar o sistema nervoso.
Quando usar a alga kombu?
A alga kombu pode ser usada em vários métodos culinários – cozidos, estufados, salteados, etc.
Diariamente utilizo-a para demolhar e cozer conjuntamente com os cereais e leguminosas, mas também é indicada para cozinhar com vegetais (pelos níveis de iodo e minerais).
Como cozinhar a alga kombu?
Uma tira de alga kombu é suficiente para uma panela de leguminosas. Corto uma tira da dimensão de um dedo e junto ao que estou a cozer.
No caso dos estufados depende da quantidade de vegetais que estamos a usar, mas a quantidade de alga kombu nunca será necessária muita pois tem um efeito bastante forte. Pode, muitas vezes, substituir o tempero do sal.