Beterraba.
Anteriormente comia beterraba apenas esporadicamente na salada temperada com muito vinagre e cebola para disfarçar o sabor a “terra”. Quando descobri os efeitos positivos na qualidade do sangue decidi dar uma nova tentativa a este legume, cozinhando-o de outras formas.
Foi nesta fase que descobri a sopa de beterraba, o hummus de beterraba ou que passei a incluir a beterraba nos legumes salteados. Para não falar dos pickles de beterraba 🙂
A beterraba é rica em nutrientes: ácido fólico, potássio e vitamina C. É um forte tonificante do sangue (ideal para quem precisa de o nutrir ou corrigir deficiências) e ajuda também a melhorar a qualidade da visão.
Quando consumida crua ativa o sistema nervoso central, por isso não é aconselhado o consumo da beterraba crua a quem tem um sistema nervoso mais inquieto.
Deve ter-se atenção à quantidade e regularidade do seu consumo pois é muito diurética e, quando consumida em excesso, sobrecarrega o funcionamento dos rins. Por isto, deve ser evitada por quem tem pedras nos rins ou problemas renais.