Batata.

A batata branca, também chamada de batata inglesa, é originária da América do Sul. Nutricionalmente contém vitaminas B e C, bem como fósforo, ferro, potássio e cálcio. Este tipo de batata tem também um elevado nível de amigo, diretamente relacionado com a glicose.  

As batatas integram a família das solanáceas e, por isso, devem ser comidas com moderação – pois promovem o estado inflamatório. Em casos de saúde mais debilitados deve mesmo ser retirada. Desta forma, as batatas podem ser contra-indicadas para quem sofre de muitas alergias, problemas de articulações, inflamação generalizada, entre outros.

E a Batata doce?   

Sou super fã de batata doce. No forno é mesmo daqueles guilty pleasures… 🙂  

A batata doce é nutricionalmente mais interessante do que a branca. Apesar de continuar a ser uma batata 🙂 Tem elevados níveis de vitaminas (A, C, E) associados a elevados níveis de fibra solúvel! O seu índice glicémico é reduzido, o que permite uma absorção lenta dos açúcares e evita os picos glicémicos. É especialmente interessante pelos elevados níveis de betacaroteno e melanina. A vitamina A promove também a saúde ocular.  

Sabiam que a batata-doce Lyra tem a certificação comunitária de Indicação Geográfica Protegida? Tem produção exclusiva na Costa Litoral do Sudoeste Alentejano – principalmente, Aljezur e Odemira. Entre Janeiro e Março prepara-se o viveiro; entre Maio e Junho é plantada e em Outubro é colhida 🙂  

Querem mais motivos para preferir a batata doce? E nacional, ainda por cima! 

Batata Green Smiles
Anterior
Anterior

Aveia

Próximo
Próximo

Beterraba