Castanhas.

A-DO-RO castanhas. Assadas, cozidas, em sobremesas, em pratos principais… Até cruas gosto, apesar de serem altamente indigestas se comidas cruas.  

No nosso país existem quatro zonas produtoras de castanhas, designadamente a região da Serra da Padrela, Marvão-Portalegre, Trancoso e a Terra Fria Transmontana. São um fruto com pouca concentração de água e gordura, conjugados com bons níveis de proteína e fibra (boas notícias para os nossos intestinos).

As castanhas têm uma quantidade de gordura reduzida e são ricas em potássio (ainda mais do que as bananas). Isto, para além de serem ricas em vitamina A, B, E, cálcio, fósforo e ferro. Sabias que cerca de 10 castanhas assadas fornecem 36% da dose diária recomendada de vitamina C, 21% de vitamina B6 e 15% de ácido fólico?

Pela sua composição, podem ser consideradas uma alternativa aos hidratos de carbono, como por exemplo o pão, arroz, batata, massa, etc. Atenção à dose recomendada, que ronda as oito castanhas por pessoa. É fácil ultrapassá-la, pelo menos no meu caso.

Assim, são um alimento muito forte, por isso é que muitas pessoas têm dificuldade em digeri-las. Para facilitar a sua digestão devemos consumi-las, preferencialmente, cozidas e no processo de cozedura acrescentar um pouco de alga kombu (não dá qualquer sabor, apenas mineraliza e suaviza) e erva-doce.  

Mais alguém fã de castanhas? 🙂

Castanhas  green smiles
Anterior
Anterior

Brócolos

Próximo
Próximo

Cebolas