Trigo Sarraceno.
O Trigo Sarraceno apesar de ter trigo no nome é um grão integral sem glúten.
Tem um sabor muito particular. Eu adoro, apesar de saber que foi uma relação com várias tentativas até acertar.
É o cereal mais indicado para promover a nossa vitalidade e energia vital– para quem pratica exercício físico e corre devia ser mesmo fundamental. À semelhança do millet, ajuda-nos a adaptar ao tempo frio.
O trigo sarraceno fornece-nos aminoácidos essenciais, proteínas, minerais (magnésio, cálcio e ferro) e vitaminas. É rico em lisina (em que as principais fontes são a carne e o leite), um nutriente pouco comum nos outros cereais, por isso é importante inclui-lo numa alimentação saudável e equilibrada.
Em termos físicos, os efeitos do consumo do trigo sarraceno também são óptimos - no que diz respeito a órgãos, fortalece rins, órgãos sexuais, bexiga e intestinos. E, melhora o apetite.
Qual o impacto no sistema hormonal?
Um estudo do DR. M.J. Iurno, publicado em 2002, destaca a influência do trigo-sarraceno no sistema hormonal, nas funções neurológicas e ainda no metabolismo das gorduras. Isto tudo devido ao inositol, que aumenta a sensibilidade à insulina normalizando os níveis de açúcar no sangue e reduz os níveis de testosterona. Assim, ajuda a melhorar desequilíbrios dos órgãos reprodutores (ovários, infertilidade, etc).
E ajuda na depressão e dores de cabeça porque… É rico em vitaminas do grupo B e em magnésio, fósforo e zinco – o que contribui para a formação de neurotransmissores que combatem a depressão e ansiedade.
Ao nível dos intestinos e estômago… É particularmente importante porque contém imensas fibras insolúveis, que são. menos agressivas para o estômago e para os intestinos. O seu efeito “suave” ajuda a regular a digestão e promove a formação de bactérias saudáveis na flora intestinal.
Utilizo o trigo sarraceno principalmente ao pequeno almoço e para misturar em saladas, como hidrato de carbono complexo e integral. Para além do grão, o trigo sarraceno pode ser consumido em forma de esparguete, a soba. O grão (ou a sua farinha) pode ser usada em pão, panquecas, bolos, bolachas, etc.
Como última curiosidade, o Trigo Sarraceno é tradicional da Rússia, onde é conhecido como “Kasha”.