Pudim de Cenoura
Pudim é das sobremesas que mais faço quando quero algo rápido, saboroso e equilibrado. Esta versão é de cenoura, que lhe dá cremosidade, uma cor bonita e um doce extra. ISto, apesar de não ter um sabor intenso a cenoura.
Esta receita de pudim é um exemplo de um snack equilibrado, saboroso e nutritivo. Temos vários nutrientes, especialmente com a presença do agar-ágar, muito positivo para o intestino pela elevada concentração de fibra.
Como adoçante podes usar o que mais gostares, muitas vezes faço até sem adoçante extra, uso apenas o doce da cenoura ou da fruta que podes substituir nesta receita (frutos vermelhos, morango, maçã, etc).
Para além disto, o pudim pode transformar-se facilmente numa mousse, basta dobrar a quantidade de agar-agar e triturar depois de ter solidificado.
Já estás com água na boca?
Ingredientes:
6 unidades | 25 minutos
1l de bebida vegetal (aveia, amêndoa, arroz)
1 colher de sopa de agar-ágar
2 colheres de sopa de araruta (ou amido de milho)
2 cenouras médias
2 colheres de manteiga de avelã (ou amêndoa, amendoim, etc)
1 colher de chá de sal
200 ml adoçante natural (ex: geleia de agave, mel, geleia de tâmaras; se optares por açúcar de côco, a quantidade deve ser menor, cerca 100gr)
Modo de Preparação:
Corta as cenouras em pedaços e coze-as, em lume brando e em pouca água, com o sal. Quando estiverem cozidas, descarta a água que sobra (que deve ser muito pouca ou nenhuma) e tritura até ficar em puré.
Num tacho, junta a bebida vegetal, a araruta e o agar-ágar. Mexe vigorosamente até começar a levantar fervura. Nesta fase adicionar o puré de cenoura, o adoçante e a manteiga de avelã.
Mexe durante cerca de 5 minutos, em lume médio, até os sabores se incorporarem. O preparado não fica muito grosso.
Verte o preparado para formas individuais. Deixa repousar, à temperatura ambiente, cerca de 25 minutos até solidificar. S
Podes servir com uma colher de concentrado de maçã como toppping ou raspas de laranja, côco ralando, entre outros.