Cogumelos.

Sabias que embora sejam classificados como vegetais, os cogumelos pertencem ao grupo dos fungos?

Eu adoro cogumelos! Pelas diferentes formas, texturas e sabor. Dos shitake aos coloridos, cada um tem uma função importante.

Quais as propriedades nutricionais?

Para além de bonitos visualmente, os cogumelos são nutricionalmente interessantes. Os cogumelos têm pouca gordura, são ricos em fósforo, vitaminas do complexo B, ácido fólico e fibras.

Os cogumelos apresentam um baixo valor calórico (cerca de 20-30 kcal/100g) e baixa quantidade de gordura (0,1-0,5 g/100g).

Principalmente o cogumelo shitake é rico em aminoácidos essenciais, para além de sais minerais, enzimas e vitaminas pouco comum em alimentos vegetais.

Globalmente, os cogumelos, para além de auxiliarem na digestão, ajudam a combater o colesterol elevado, a diabetes, a anemia e a hiperacidez.

Como consumir os cogumelos?

Privilegia os cogumelos frescos (os de lata já foram em tempos cogumelos, quando os consumimos saídos da lata são uma reduzida amostra do que já foram).  Quando consumidos frescos não os deixes de molho em água, uma vez que estes absorvem bastante os líquidos.

Os cogumelos são bastante versáteis e podem ser salteados, adicionados a pratos de massas, sopas e até recheados. E o que me dizes a um delicioso caril de cogumelos? 🙂

Sabias que…

Segundo o Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares, em Portugal, os principais tipos comercializados são o cogumelo branco (também conhecido por champignon de Paris), o shiitake (cogumelo preto do Japão), o cogumelo castanho e o cogumelo silvestre.

Cogumelos green smiles
Anterior
Anterior

Chá 3 anos

Próximo
Próximo

Couscous