Couscous.
O couscous é um cereal que advém do trigo – basicamente são grãos de trigo partidos que dão origem à sua sémola, o couscous.
Desta forma, nutricionalmente tem as mesmas propriedades do trigo. O trigo é rico em minerais (cálcio, magnésio, sódio, potássio, silício, zinco, entre outros) e vitaminas (A, B, K, D). É crucial que tenhamos em consideração a origem do couscous, sendo trigo, devemos ter em atenção a sua origem biológica (evitando os OGM’s).
Como consumir o couscous?
O couscous é uma opção rápida de preparação de cereal, com uma cozedura rápida. Normalmente faço-o ao vapor. Numa taça coloco o couscous (e o tempero que lhe quero dar, por exemplo, sal e orégãos ou caril) e junto água a ferver (3 dedos acima do cereal), tapo o recipiente e deixo o couscous cozer no vapor durante cerca de 10 minutos.
Este cereal tem um sabor suave, ganhando facilmente o sabor que lhe quisermos dar. É ultra versátil, pois pode ser consumido quente, frio, em saladas, como acompanhamento ou até mesmo em sobremesas. Normalmente é cozinhado com vegetais ou carne.
É o prato tradicional de Marrocos e de vários países africanos, como a Tunísia.