Solanáceas.

Já ouviste falar na família das solanáceas?  A batata branca, o tomate, a beringela, o pimento são vegetais da família das solanáceas, família a que o tabaco e a beladona (uma das plantas mais venenosas) também pertencem! Pois!

Qual o potencial problema das solanáceas?

A maioria das plantas desta família é potencialmente tóxica para os humanos, pelo que os indivíduos com uma condição de saúde inflamatória ou mais aguda devem evitar comer regularmente batata, tomate, beringela ou pimentos.

Para os humanos, condições de saúde que estejam relacionadas com artrite, doenças autoimunes e inflamações devem evitar o consumo regular das solanáceas.

Adicionalmente, a ingestão regular e grande de solanáceas pode impedir a absorção da vitamina D. A forma extremamente potente da vitamina D3 presente nas solanáceas pode impedir a fixação do cálcio, fazendo com que o corpo deposite o cálcio nos tecidos moles em vez de o fazer nos ossos.

Em paralelo, as solanáceas têm presente os alcaloides, um composto químico que funciona como inseticida natural. Claro que a nossa dimensão de adulto é muito diferente dos insectos, mas é importante garantir que lavamos bem estes vegetais e não os consumimos em excesso.

Mais uma vez, a nossa condição de saúde é decisiva para perceber a quantidade que devemos comer. Pessoas com problemas intestinais – doenças auto-imunes, intestino permeável e doenças relacionadas – estão mais expostas aos efeitos negativos que a irritação dos alcalóides das solanáceas comestíveis pode provocar.

Resumindo, conta, peso e medida! Como em tudo 🙂

solanaceas green smiles
Anterior
Anterior

Sementes Sésamo

Próximo
Próximo

Tâmaras