Crumble
Crumble é das minhas sobremesas favoritas! Adoro a mistura de texturas, da suavidade da fruta com o crocante do crumble no topo. Fica perfeito acompanhado por uma bola de gelado.
Esta é uma versão sem glúten, sem açúcares refinados ou produtos de origem animal. O que tem é muito sabor, nutrientes e satisfação! Uma óptima opção para uma sobremesa consciente.
No crumble misturei flocos de aveia e millet puff para um crocante extra! O crumble serve também como uma boa desculpa para esvaziar os frascos de frutos secos que possam eventualmente estar na despensa.
Como fruta usei pêra, mas podes usar maçã, pêssego, frutos vermelhos ou mesmo uma mistura de vários. Fica óptimo! Vais experimentar?
Ingredientes:
5 doses | 30 minutos
5 pêras maduras
2 cups flocos aveia (cerca de 240gr)
1 cup amêndoa triturada (cerca de 150gr)
1 cup millet puff (ou outro – cerca de 50gr)
3 colheres de sopa de açúcar de côco
35ml óleo (côco, grainha de uva ou outro)
2 colheres sopa manteiga de amendoim
raspas de meio limão
2 colheres de sopa de canela
frutos secos q.b. (opcinal, mas nice to have)
2 colheres de sopa de concentrado de maçã (opcional)
Modo de Preparação:
Corta a pêra em pedaços médios e dispõe num tabuleiro. Espalha a canela por cima, assim como as raspas de limão. Coloca os frutos secos por cima da pêra – usei damascos laminados, mas pode ser outro qualquer. Se não gostares, podes não adicionar, é opcional.
Numa taça, junta a aveia, o millet puff, a amêndoa, o óleo, a manteiga de amendoim e o açúcar de côco. Envolve bem até ficar colado. Basta apertares e ficar “stick”.
Pré-aquece o forno a 180 graus.
Dispõe uma camada generosa do crumble por cima da fruta, até ficar totalmente coberta e sem se ver a fruta por baixo. Pressiona bem para que a fruta e o crumble fiquem compactos.
Leva ao forno durante 30 minutos a 190 graus – o tempo pode variar consoante a potência do forno.