Pudim de Chia e Cereja
Pudim de chia e cerejas para um pequeno-almoço muito saciante e fresco para dias de calor.
É uma versão de pequeno-almoço muito fácil e pronta para consumir em casa ou em movimento. Sugiro fazer já em doses individuais, em frascos por exemplo, e depois é só adiciona o topping que quisermos no momento. Fica óptimo com fruta, é o que recomendo mais.
O pudim deve preparar-se de um dia para o outro, para que as sementes tenham tempo de formar goma e, por conseguinte, o pudim. Este pudim de chia aguenta vários dias no frio já preparado e pronto a consumir.
Para além de muito nutritivo, pela presença das sementes de chia, este pudim é um bom reforço para uma alimentação à prova de ansiedade. As sementes de chia são riquíssimas em ómega-3, um importante estimulante da função cerebral e do sistema nervoso em geral.
A receita base tem bebida vegetal, mas podes adicionar sabor desde a base se usares uma bebida vegetal de côco, amêndoa ou outra oleaginosa. Nesta versão, terás um super-pudim, com um aporte de gordura mais elevado. Assim, prefiro sempre a versão mais simples – neste caso usei bebida vegetal de arroz.
Ingredientes:
3 doses | 10 minutos
4 colheres de sopa de sementes de chia
400ml de bebida vegetal
10 cerejas
Modo de Preparação:
Lava e descaroça as cerejas, partindo-as em pedaços.
Numa taça, coloca as sementes de chia e a bebida vegetal e envolve bem. Deixa repousar uns minutos.
Volta a mexer o preparado.
Em frascos individuais, coloca um punhado de cerejas no fundo do frasco, e verter 12 colheres do preparado. Fechar o frasco e reservar no frio.