Tarteletes de Cacau
Criei esta receita para um almoço de família. Daqueles em que há sempre imensos doces na mesa e muitos palatos habituados ao doce “tradicional”. Estas tardes foram colocadas na mesa juntamente com os restantes sem qualquer aviso ou alerta que são sem lacticínios e sem produtos de origem animal. “Só” muito amor 🙂
O que é certo é que voaram num instante, para acompanhar o café. No fim, com bastantes sorrisos partilhei a sua origem e ganhei mais uns fãs! Vão experimentar?
Em vez de tarteletes individuais podes fazer uma tarte grande, numa forma única. Uma variante óptima desta sobremesa é usar manteiga de amêndoa ou amendoim em vez do cacau.
Ingredientes:
10 doses | 25 minutos
Base:
200gr flocos aveia
100gr flocos de espelta
150gr frutos secos (amêndoa, noz, caju)
3 colheres sopa côco ralado
raspa de 1 laranja
100gr geleia de agave
Recheio:
1l bebida vegetal espelta
1 colher sopa agar-agar
1 pitada sal
5 colheres sopa cacau (magro e sem açúcar)
2 colheres sopa amido milho/farinha araruta (versão sem glúten)
180gr geleia de agave
Modo de Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200graus. Parte os frutos secos e mistura todos os ingredientes para fazer a base – podes colocar durante 2 minutos num processador de cozinha para ficar mais uniforme. Não deve ficar desfeito, mas sim com uma textura suave para que se possam saborear os alimentos crocantes.
Colocar a base em cada forma - gosto de uma camada bem grossa, mas fica ao vosso critério 🙂. Pressiona bem o recheio contra a forma, para que se forme uma crosta bem consistente. Levar ao forno durante 35 minutos a 180 graus – o tempo pode variar consoante a potência do forno. A base deve ficar bem tostada e crocante.
Num tacho, junta a bebida de espelta (podes fazer com qualquer outra bebida vegetal, mas o de espelta é o mais doce por natureza), o agar-agar, o cacau, o agave, o amido de milho e a pitada de sal. Mexe de forma consistente até levantar fervura e continua a mexer por mais 15 minutos, em lume médio.
Continua a mexer até ficar uniforme e bem dissolvido, de espessura um pouco mais grossa. Reserva e deixa arrefecer o preparado por 5 minutos.
Verte o líquido para as formas previamente retiradas do forno - que devem ter arrefecido totalmente antes de receberem o recheio líquido.
Deixar arrefecer por cerca de 25 minutos ou até o recheio ficar totalmente sólido.