Mousse de Amêndoa
As mousses são sobremesas super rápidas de fazer e ficam bem em qualquer mesa.
Esta sugestão é uma receita base que pode, facilmente, ser adaptada ao que temos em casa… Pasta de amêndoa, amendoim, avelã, fruta da época, entre outros tantos sabores que ficam bem e cremosos.
Quando é preciso fazer uma sobremesa assim à última da hora, esta mousse é quase sempre uma opção a considerar 🙂
Ingredientes:
12 doses | 25 minutos
1lt de bebida vegetal (podes usar qualquer uma, a de espelta é mais doce por natureza)
2 colheres de sopa de agar-ágar
2 colheres de sopa de amido de milho ou farinha de araruta
200gr de adoçante natural (no formato líquido) ou 75gr de açúcar de côco – a quantidade de adoçante pode variar consoante o teu palato, se gostares de muito doce podes ter que reforçar aqui
4 colheres de sopa bem cheias de manteiga de amêndoa
1 pau de canela
50gr de amêndoas laminadas (para tostar e envolver na mousse ou para topping)
1 casca de limão ou laranja (e raspa, opcional)
baunilha q.b. (opcional)
Modo de Preparação:
Num tacho, juntar a bebida vegetal, o agar-ágar, o adoçante, a casca de limão ou laranja, o amido de milho/araruta e o pau de canela. Se quiseres juntar baunilha podes fazê-lo desde início também.
Em lume brando mexer até levantar fervura. Deixar ferver durante 10 minutos, sempre a mexer, para que o agar-agar se ative e todos os sabores de incorporem. Quando estiver já bastante espesso juntar a pasta de amêndoa e deixar incorporar os sabores por mais 5 minutos em lume brando – sempre mexendo.
Verter o preparado para um tabuleiro e deixar solidificar – mínimo 1h. Depois de estar sólido passar a varinha até ficar com a consistência de mousse 🙂
Tostar amêndoas numa frigideira – sem adicionar gordura extra – e partir em pequenos pedaços. Colocar por cima da mousse e servir - podes fazer um upgrade adicionando chocolate ralado e pedaços de romã.