Tosta com Patê de Ervilha

Patê de ervilha, o que me dizes? Eu posso dizer-te que é uma maravilha. Doce, q.b., e super cremoso e suave.

É uma opção bastante interessante para ter como entrada, snack, petisco – em alternativa aos tradicionais cremes de barrar, hummus, entre outros. Para além de ter uma cor bem atrativa, é uma opção equilibrada.

As ervilhas são uma leguminosa com um elevado teor de hidratos de carbono complexos – atenção às doses, sim, mas permite-nos ter uma libertação de energia constante, evitando os picos glicémicos.

É um patê delicioso, mas também muito fácil de fazer. Triturar, temperar e pronto a servir. Fica feito em 5 minutos.

Trago uma sugestão de tosta com patê de ervilha, que pode funcionar só com o pão e o patê de ervilha ou com algum topping. Fica delicioso com vegetais salteados ou apenas salpicado com umas sementes. Aqui entra o gosto pessoal – e também o tempo para preparar este snack, petisco ou complemento do prato principal.

Na verdade, este patê de ervilha é uma excelente opção ao tradicional guacamole – de sabor diferente, claro – mas muito mais equilibrado e ideal para o nosso clima. Ainda para mais na Primavera, maravilha!

A receita base foi feita com broa de milho, mas podes optar por fazer estas tostas com pão ou fatias de batata doce. Na versão da batata doce, basta cortares a batata na vertical, em tostas com uma grossura de 1 dedo. E, tostares na torradeira ou numa placa, no fogão.

 

Ingredientes:

4 doses | 10 minutos

  • 150gr ervilhas

  • 1 cenoura

  • 1 cebola

  • alho francês q.b.

  • 4 fatias de pão/broa/batata doce

  • sal q.b.

  • pimenta q.b.

  • orégãos q.b.

  • sumo 1/2 limão

  • sementes de sésamo q.b.

Tosta com patê de Ervilha green Smiles

Modo de Preparação:

  1. Corta a cebola e o alho francês finamente em meias luas. A cenoura em cubos. Numa frigideira coloca um fio de azeite (e uma gota de água), uma pitada de sal e orégãos. Adiciona os vegetais e deixa refogar até ficarem crocantes.

  2. Num tacho, coze as ervilhas com uma pitada de sal e pouca água. Depois de estarem cozidas, descarta a água da cozedura (podes guardar um pouco caso queiras, no fim, deixar o patê com uma textura mais cremosa).

  3. Tempera as ervilhas com o sumo de limão, orégãos e pimenta. Tritura as ervilhas (com a varinha mágica ou num processador) até se transformarem num puré bem cremoso.

  4. Retifica os temperos (aqui podes adicionar os temperos que mais gostares, sem medos! Gengibre, curcuma, caril, entre outros). Se quiseres o patê com uma consistência mais suave podes adicionar 4 a 5 colheres de sopa da água de cozeres as ervilhas.

  5. Tosta o pão e barra-o com o patê de ervilhas. Coloca os vegetais como topping e polvilha com as sementes de sésamo.

Anterior
Anterior

Bombons côco e amendoim

Próximo
Próximo

Croquetes de Lentilhas