Bolo de Canela, abóbora e nozes
Este bolo de abóbora, canela e nozes é uma ode ao Outono! Deixa um cheirinho maravilhoso em casa e é um verdadeiro conforto no prato.
A abóbora aqui é o fator-chave, pois dá uma doçura suave e também contribui para o bolo ficar mais húmido.
Este é o bolo ideal para estar na mesa num almoço de família ou para ter feito em casa e ir alimentando vários snacks ao longo da semana.
Por ter utilizado farinha de espelta semi-integral fica super fofinho, sendo uma abordagem melhor à utilização de farinha branca, com menor índice de fibra.
Para mim este é um trio de sabores vencedor: abóbora, canela e nozes. As nozes dão uma textura crocante diferente a cada dentada e a canela dá um sabor autêntico. Eu sou fã de canela e, por isso, gosto bastante de a utilizar desde os salgados aos doces.
Para confecionar o bolo sugiro o puré de abóbora assada, pois será mais cremoso e doce – os sabores no forno ficam sempre mais doces e apurados, não é verdade? Podes também utilizar o puré de abóbora cozida, apenas. Dará a cor mais laranja ao bolo, contribuindo menos para a doçura. Esta receita não resulta num bolo ultra doce, para os palatos mais acostumados a sabores bem doces. Sentes os sabores reais de cada ingrediente, por isso se quiseres um bolo mais doce reforça um pouco no açúcar de côco.
É uma opção de bolo reconfortante e ideal para os dias de Outono em que já apetece ficar em casa, a ver um bom filme com um lanche bem aconchegante e saboroso.
Nos dias de festa podes adicionar uma cobertura de chocolate à receita base deste bolo.
Ingredientes:
14 fatias | 45 minutos
300gr farinha de espelta semi-integral
80gr nozes
60gr açúcar de côco (se quiseres um bolo mais doce reforça esta dose)
2 colheres de sopa de fermento
5 colheres de sopa de abóbora assada
2 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de chá de bicabornato de sódio
1 colher de chá de vinagre de cidra
2 “ovos” de linhaça (2 colheres de sopa de linhaça moída + 6 colheres de água)
100ml óleo (ou azeite)
100ml bebida de aveia
Modo de Preparação:
Numa taça, prepara os “ovos” de linhaça, misturando a linhaça e a água. Deixa repousar até ficar em goma.
Junta os ingredientes sólidos numa taça, excepto o bicarbonato de sódio, e envolve bem. Pré-aquece o forno a 180 graus.
Mistura os alimentos líquidos. De seguida, envolve-os suavemente no preparado de sólidos. Por fim, adiciona o bicabornato de sódio e o vinagre de cidra e volta a envolver.
Unta a forma e verte o preparado. Leva o bolo ao forno durante 30 minutos a 160 graus – a duração pode variar consoante a potência do teu forno.
Para fazeres o puré de abóbora, basta assares a abóbora no forno e triturar até ficar com uma textura cremosa. Podes fazer apenas de abóbora cozida, mas a versão de abóbora assada é mais doce.