Croissants
Croissants é aquela gulodice de conforto que me apetece de vez em quando. É mesmo pelo cheiro e pela textura folhada que me remete para a minha infância quando lanchava croissants 🙂
Esta receita é vegan e sem margarina vegetal. É possível fazer croissants folhados e bem saborosos sem alimentos de origem animal ou gorduras hidrogenadas. Ficam muito saborosos e são uma versão mais equilibrada.
Depois de ver várias tentativas, receitas e inspirações, este foi o resultado. Esta é a versão simples, mas podes rechear com doce, chocolate, etc, o que mais gostares 🙂
O processo de confeção é demorado - devido à levedação natural -, mas garanto que vale largamente a pena. Cá em casa estão aprovados, ficaram excelentes 🙂
Ingredientes:
12 unidades | 12 horas
540gr farinha espelta semi-integral
1 saqueta de fermento bio
300ml bebida vegetal (usei de cevada, feita em casa)
3 colheres de chá de sal
40gr açúcar de côco
40ml azeite
160gr óleo de coco
Modo de Preparação:
Numa taça coloca 500gr de farinha (peneirada) e abre um buraco, colocando o fermento, o açúcar de côco e a bebida vegetal por cima. Não mexas, deixa repousar 10 minutos (até haver bolhas na superfície).
Adiciona 1 colher e meia de chá de sal e o azeite. Amassa bem até formar uma bola que se despegue das mãos. Tapa e deixa no frigorífico a repousar de um dia para o outro – deve crescer cerca do dobro do tamanho.
Num processador, junta o óleo de côco à temperatura ambiente com 1 colher e meia de chá de sal e 40gr de farinha. Processa até formar uma pasta cremosa e esbranquiçada. Reserva.
Estende a massa dos croissants com o rolo da massa duas vezes. De seguida, estende a massa ao máximo que conseguires e dobra para formar um quadrado – pela seguinte ordem: dobra o lado lado direito, depois o lado esquerdo, a parte de cima e, por fim, a parte de baixo. Envolve em película aderente e leva ao frio por mais 1h.
Retira a massa do frio e estendê-a até ficar com uma espessura de 2cm (mais ou menos). Dispõe o creme de côco (preparado no ponto 3) por cima da massa e espalha bem, até formar uma camada uniforme.
Volta a formar um quadrado - como explicado no ponto 4. De forma cuidadosa, volta a estender a massa com o rolo – e repete o processo 2 a 3 vezes, para que o creme de côco fique bem absorvido pela massa.
Pré-aquece o forno a 200 graus.
Divide a massa em partes, para ser mais fácil de estender.
Estende a massa num retângulo. De seguida, corta-o em triângulos para formar os croissants. Depois, começa a enrolar cada triângulo da parte mais larga para a mais fina, formando o croissant – atenção que a ponta deve ficar sempre para baixo para não levantar.
Pincela cada croissant com um pouco de adoçante (ex: agave, mel, etc) ou canela. Este passo é opcional, eu não fiz, mas assim ficarão mais brilhantes e dourados.
Leva ao forno a 180 graus durante 15 minutos – ou até dourar.