Favas Crocantes
Favas! Esta leguminosa tão tradicional portuguesa que fica sempre recordada na famosa canção do icónico José Cid.
Aqui não te proponho as favas com chouriço, mas sim uma forma bastante gulosa (ups!) de comer favas. Reinterpretei as tradicionais favas fritas, que têm muito pouco interesse nutricional – e que vêm juntas com mil e uma coisas.
É uma receita ideal para usarmos como snack ou como topping para saladas ou sopas, por exemplo. Ficam ultra crocantes e com o sabor que mais gostarmos.
A receita de favas crocantes pode ser feita de duas formas – na receita misturei as duas. Podes retirar a casca a todas as favas ou deixar algumas com casca, as que retiras a casca completamente ficam completamente crocantes, já as que ficam com a casca ficam mais soft mas usufruis de uma explosão na boca, quando rebentas a casca e comes tudo junto. Pessoalmente gosto de ter as duas versões e ir tendo novas experiências cada vez que coloco uma fava à boca, mas podes optar por fazer só de uma forma ou de outra.
Ficam muito bem numa mesa de petiscos ou guardadas num frasco para ir usando como topping. Vamos aproveitar a altura das favas na sua plenitude. não apenas em estufados, guisados ou em sopa.
O melhor de tudo é que esta é a receita base, podes mudar os temperos consoante o que tens em casa e o que te apetece naquele dia/momento. Proponho-te curcuma, pimentão doce fumado e pimenta preta, mas também funciona muito bem com caril e orégãos, por exemplo. A imaginação é o limite!
Ingredientes:
4 doses | 25 minutos
300gr favas
pitada de sal
fio de azeite
curcuma em pó q.b.
pimentão doce em pó q.b.
pimenta preta em pó q.b.
Modo de Preparação:
Num tacho, coloca água a ferver com uma pitada de sal. Adiciona as favas e deixa-as cozer cerca de 7 minutos. O objetivo é que as favas fiquem al dente, não demasiado cozidas. Isto, para preservar a textura e conseguires que fiquem crocantes depois no forno.
Pré-aquece o forno a 190 graus.
Descarta a água da cozedura das favas. Retira a casca uma a uma e dispõe as favas num tabuleiro de forno.
Tempera as favas com a curcuma, a pimenta e um fio de azeite (pouco, apenas para dar um bocadinho de gordura). Com as mãos (ou uma colher), envolve bem as favas com o tempero.
Leva ao forno cerca de 15 minutos (ou até ficarem crocantes) a 190 graus. Bom apetite!