Vamos começar pelo nome desta receita! “Gelatina” com aspas, pois não tem origem animal. Poder ser consumida à temperatura ambiente - sem derreter - poderia ser apenas a sua vantagem, mas não é!

Rica em fibra e sem corantes, adoçantes e outros que tais que só nos fazem mal. A gelatina é tão inocentemente amada pela grande maioria das famílias, por se tem implantado a crença de que é uma opção saudável. Não o é. Cheia de adoçantes piores que o açúcar (mas “sem” calorias) combina-se com corantes com efeitos altamente duvidosos para a nossa saúde. Por exemplo, a cor vermelha vem de um corante, a cochonilha - um insecto. Sim!

No entanto, aqui o foco é esta gelatina vegetal, altamente amiga dos nossos intestinos. E porquê? Porque integra a alga agar-ágar, riquíssima em fibra.

A sugestão de receita abaixo é uma proposta base, podes fazer com sumo de outra fruta (seja uva, frutos vermelhos, etc) para teres cores distintas; podes adicionar fruta cortada para teres diferentes texturas a cada colherada; podes adicionar uma calda de alfarroba para uma opção ultra gulosa…

O melhor é que é super fácil de fazer e prática de transportar. Quando preparares podes colocar no recipiente maior ou colocar logo em frascos individuais para teres sempre um lanche pronto no frigorífico.

Vamos à receita, sem demoras.

Ingredientes:

14 doses | 20 minutos

  • 1l sumo de maçã (ou qualquer outro sumo)

  • 1 colher de sopa bem cheia de agar-ágar em pó (se usares agar-agar em flocos coloca 3 colheres de sopa - a dose de agar-ágar influenciará a textura da gelatina. Se gostares dela mais molinha, reduz um pouco o agar-agar)

  • 4 colheres de sopa de adoçante (opcional)

  • Fruta q.b. (suficiente para cobrir a base do recipiente)

  • Raspas de laranja (opcional)

Modo de Preparação:

  1. Num tacho juntar o sumo de maçã, o agar-ágar, as raspas de laranja e o adoçante (se usares). Em lume brando deixar ferver 15 minutos, mexendo sempre.

  2. Lavar a fruta, cortar em pedaços e colocar no recipiente de servir.

  3. Verter o preparado para cima da fruta e deixar solidificar – cerca de 1h depois estará óptimo. Costumo colocar no frigorífico depois para ficar fresco.

Anterior
Anterior

Patê de Beterraba

Próximo
Próximo

Falafel