Manteiga de Amendoim
Amendoins ou alcagoitas? Sempre ouvi a minha família alentejana chamar de alcagoitas, o verdadeiro prazer do amendoim como snack!
O amendoim é um legume e não um fruto seco. Sim, cresce de uma planta no chão! Em Portugal há, inclusivamente, uma grande plantação de amendoins no Alentejo.
Um dos meus snacks favoritos é mesmo descascar os amendoins e comer! A versão manteiga de amendoim é uma boa opção para barrar no pão, colocar nas papas, dar sabor a bolachas, barrar fruta… sky is the limit!
É muito fácil fazer manteiga de oleaginosa, no entanto, precisamos de um bom processador de alimentos e uma dose ultra generosa de paciência. Entendemos enquanto uma meditação ativa, todo o processo de fazer manteiga de oleaginosa 🙂
Esta é de amendoim, mas podes fazer com caju, amêndoa, pistachio, o que mais gostares.
Ingredientes:
Amendoins q.b.
Modo de Preparação:
Tostar os amendoins no forno ou numa frigideira (sem adicionar gordura extra), até ficarem castanhos. Demora cerca de 10 minutos no forno a 180 graus. Antes disso, sugiro que os laves muito bem e demolhes durante a noite.
Num processador colocar os amendoins e triturar. Ir parando o processo para juntar os amendoins e voltar a triturar. Costumo usar o processador (bimby) velocidade 8, com uns toques de turbo, durante 10 minutos, aproximadamente.
É um processo bastante demorado, mas compensa largamente. Quando acharem que já não vai acontecer é quando a manteiga se começa a formar. Emulsionem mais uns minutos e estará perfeita.